Sombras do Parto

Uma campanha pelo nascimento respeitado e digno

A campanha Sombras do Parto nasceu da necessidade de dar voz às mulheres e casais na partilha das experiências de nascimento dos seus filhos, no seguimento da realização do inquérito Experiências de Parto em Portugal nos Últimos Três Anos, levado o cabo entre Janeiro e Março de 2015, pela Associação Portuguesa pelos Direitos das Mulheres na Gravidez e Parto.

As quase três mil respostas recebidas e os muitos relatos de parto espontaneamente enviados juntamente com as respostas ao inquérito denotaram a enorme necessidade sentida pelas mulheres de trazer à luz do dia as memórias, os sentimentos e as consequências – boas e más – das vivências do parto. E revelaram também, inequivocamente, algo que todos sabemos mas que os números apurados pelo inquérito e os relatos partilhados pelas mulheres que a ele responderam vêm atestar: nem sempre se nasce da melhor maneira em Portugal. E, às vezes, nasce-se mesmo de maneiras desumanas, configurando situações de Violência Obstétrica, com consequências tremendas na qualidade de vida de mães, pais e bebés.

Sabemos que não tem que ser assim. Que é possível nascer de forma respeitada e digna. Sabemos também da importância vital de que assim seja, para a saúde física, mental e emocional de cada um e, consequentemente, para a sociedade como um todo, no presente e no futuro. E da importância incontornável de que sejam tomadas medidas concretas e práticas, o mais rápido possível, para que mães, pais e profissionais de saúde possam estar juntos no objectivo de garantir a mais elevada qualidade, não só técnica como humana, na prestação de cuidados de saúde materna.

As Sombras do Parto foram vertidas em imagens fotográficas, da autoria de Juliana Mendonça Santos, inspiradas nos relatos que nos chegaram voluntariamente e obtidas com a colaboração de mães e pais que, também voluntariamente, assim se empenharam na causa do nascimento respeitado e digno . Caso queiras colaborar, consulta a página Participa, para saber como.

Se suspeitas ter sido vítima de violência obstétrica, na página Foste vítima de Violência Obstétrica? poderás esclarecer as tuas dúvidas e saber o que podes fazer, em tua defesa e de todas as outras famílias.

Que estas Sombras possam ajudar na transformação que desejamos, para condições de nascimento verdadeiramente dignas, respeitadoras e seguras para todos, mães, pais, bebés, profissionais de saúde e todos os prestadores de cuidados nesta área.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s