Quem somos

A campanha pelo nascimento respeitado e digno Sombras do Parto é uma iniciativa da Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto (APDMGP), uma associação sem fins lucrativos com o objectivo de:

– Promover a defesa dos direitos humanos durante a gravidez e parto

– Apoiar as famílias na tomada de opções conscientes, nesta fase das suas vidas

– Constituir-se como plataforma de diálogo entre as famílias e os prestadores de cuidados de saúde materna.

Para saber mais sobre a Associação, as suas actividades e as informações que divulga, consulte o site e siga-nos através do Facebook.

A APDMGP é a parceira nacional da organização Human Rights in Childbirth para o projecto World Mapping. É membro da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e contribuiu para o relatório das Organizações Não Governamentais apresentado junto do Comité sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres, das Nações Unidas (CEDAW – Committee on Elimination of All Forms of Discrimination against Women), responsável pela aplicação da Convenção respectiva. Na sequência da audição ao governo português, o Comité CEDAW fez recomendações relativas à saúde materna em Portugal, com carácter de urgência: “Saúde: 36. O Comité congratula as realizações significativas do Estado Português na redução da mortalidade infantil e materna. No entanto, está preocupado com a liberdade limitada vivida pelas mulheres nas escolhas de métodos de nascimento. O Comité está particularmente preocupado com os relatos de que muitas vezes as mulheres não são consultadas e são submetidas a partos excessivamente medicalizado e cesarianas.
37. O Comité recomenda que o Estado preveja salvaguardas adequadas para assegurar que os procedimentos excessivamente medicalizados no parto, tais como cesarianas, sejam cuidadosamente avaliados e realizados apenas quando for necessário e com o consentimento informado da parturiente.”

 

SOMBRAS DO PARTO

Conceito – Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto

Direcção artística – Sara do Vale

Captação das fotografias – Juliana Mendonça Santos

Edição das fotografias:  Juliana Mendonça Santos

Consultoria científica – Érica Lopes, Marta Gabriela Oliveira

Design gráfico – Cândida Campos

Apoio ao trabalho gráfico – Nuno Vinhas

Comunicação – Isabel Valente

Agradecemos a:

Inês Anjo, Maria Pereira, Rita Sá, Sara do Vale, Susana Barreiros Salgueiro, Tiago Salgueiro, às crianças, a todas as mulheres que responderam ao inquérito e enviaram relatos de parto e a todos os que nos incentivaram.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s